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Fatores na Análise Estratégica do Ambiente Externo

Todos sabemos que no se pode reduzir uma anlise estratgica a consideraes sobre o ambiente externo em que est inserido o seu empreendimento, mas seria muita inocncia, para no dizer falta de profissionalismo, abstrair aspectos ambientais em uma anlise deste tipo.

A inteno, numa anlise estratgica do ambiente, , antes de mais nada, descobrirmos como as variveis ambientais podem mudar e, em seguida, quais as implicaes destas mudanas em nossa empresa.

Mas, quais fatores ambientais?

As variveis ambientais, conforme as encaremos, podem ser classificadas de diversas maneiras. Para efeitos de uma anlise macro, podemos agrup-las em 4 grandes grupos, segundo Grieve Smith (2005):

Econmicas;

Social e demogrficas;

Polticas; e

Tecnolgicas.

FATORES ECONMICOS

Nos ECONMICOS incluem-se aqueles que tratam das economias nacional e internacional, bem como os especficos para um determinado tipo de indstria. Contraes e expanses econmicas mundiais como a que ainda ocorre em funo da crise de 2008, so exemplos tpicos deste contexto. As empresas, neste sentido, foram atingidas no apenas pelo nvel geral de demanda na economia, mas tambm em funo de aspectos financeiros particulares como taxas de cmbio, taxas de juros (LIBOR, EURIBOR, etc.). Nessa dimenso, ainda, note-se que h dificuldade em se fazer projees porque h aqui duas situaes: a primeira diz respeito ao fato de que temos de presumir que as condies gerais sero do mesmo tipo e, a segunda, diz respeito ao que se convencionou chamar "descontinuidades", ou seja, mudanas de paradigma. A possibilidade de se efetuar vendas pela internet exemplo, bem como a insero poderosa da China na OMC.

FATORES SOCIAL E DEMOGRFICO

Sob os aspectos SOCIAL e DEMOGRFICO, temos vrias situaes. Uma das mais notveis (e louvveis) foi a entrada das mulheres no mercado de trabalho. H pelo menos 40 anos as mulheres vm se inserindo no universo de atividades remuneradas e esse processo irreversvel. Muito se tem debitado esta mudana em funo do deslocamento da vida produtiva dos campos para as cidades, o que fato, mas tambm podemos debitar essa evoluo social na conta da ampliao da educao e dos meios de informao. Alis, no que diz respeito a Educao, o fato de no haver mais reprovaes nas sries primrias do ciclo de educao de nossas crianas ainda trar efeitos nefastos para o Brasil.

FATORES POLTICOS

J no que tange ao grupo de aspectos POLTICOS, no raramente h mudanas que alteram totalmente as relaes entre empresas, governos, cidados e instituies sociais basilares como Congresso, Cortes de Justia e Agncias Reguladoras, entre outras. Se tomarmos o prprio Brasil pr-Collor como exemplo, certamente iremos nos lembrar que havia grandes dificuldades alfandegrias e mesmo de relao cambial, as quais impediam, em termos prticos, a obteno de bens de consumo estrangeiros. Pior ainda, tal fato emperrava sobremaneira a evoluo da indstria nacional a qual, em no podendo acessar maquinrios modernos a preos competitivos, perdia cada vez mais e mais espao no mercado internacional de produtos de valor agregado. No por acaso, ainda hoje nos valemos das assim chamadas commodities, que, via de regra, so de baixssimo valor agregado. No entanto, aps 1990, com a abertura de nosso mercado aos bens importados a partir de uma diretriz presidencial, especialmente no setor de automotivos, houve um aumento substancial da qualidade e competitividade de nossa indstria.

FATORES TECNOLGICOS

Os fatores tecnolgicos afetam as empresas de duas grandes maneiras: a)dando a oportunidade de se produzir novos produtos ou formas de produo; ou b) alterndo o ambiente no qual a firma opera, levando a uma competio desenfreada para se produzir produtos equivalentes queles que lideram uma mudana. Neste aspecto, inclusive, h uma deciso estratgica importante, que diz respeito inovao: trata-se de decidir se o caso de se arcar com os custos de ser um lder inovador no mercado em que se atua. Obviamente, ao se optar por ser um lder inovador, assume-se um risco maior, tanto no desenvolvimento, quanto na introduo do item no mercado. Por outro lado, em obtendo-se o sucesso, garante-se um monoplio virtual naquele produto. Em contrapartida, ser uma empresa que segue simplesmente a "onda" do mercado uma opo mais segura, mas h o preo de se estar "sempre atrs", com margens de lucro e fatias de mercado menores.

CONCLUSO

Como se v, ao se juntar os diversos fatores ambientais externos nos grupos supra mencionados, consegue-se vislumbrar melhor as variveis que podem influenciar os movimentos estratgicos no contexto em que se insere a empresa analisada.

Alm disso, ao se tomar desta forma os grupos de fatores e procedendo-se s anlises pertinentes, pode-se tomar medidas corretivas de rumo, inclusive com realinhamentos estratgicos decorrentes.

Por fim, conforme se observa, no h que se temer os fatores ambientais, mas, sim, mape-los e acompanh-los, estando sempre pronto para eventuais ajustes necessrios.

Bibliografia citada:

SMITH, John Grieve; "Business Strategy - An Introduction", The Economist Publications, 1985.

Fatores na Anlise Estratgica do Ambiente Externo

Por: Digenes Lima

Perfil do Autor

Digenes Lima Neto graduado em Administrao Pblica, com nfase em Cincias da Logstica, pela Academia da Fora Area - AFA. Possui ps-graduao em Anlise de Sistemas pela PUC-RJ, MBA em Administrao Financeira e Mercado de Capitais pela FGV-DF, Mestrado em Cincia da Computao pelo Instituto Tecnolgico da Aeronutica - ITA e, atualmente, mestrando em Administrao Pblica pela Universidade do Minho, em Braga, Portugal. editor-chefe do stio BrasilAdmin.com. (Artigonal SC #3288256)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/gestao-artigos/fatores-na-analise-estrategica-do-ambiente-externo-3288256.html




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