subject: Gs&md;- Gouvêa De Souza Traz O Melhor Da Nrf Para O Brasil Com Evento Em Quatro Capitais Brasileiras [print this page] So Paulo, 18 de janeiro de 2010 Para apresentar ao mercado brasileiro as principais tendncias discutidas durante a 99a Conveno Anual da NRF National Retail Federation, que aconteceu na semana passada (de 10 a 13/01), em Nova York, a GS&MD - Gouva de Souza, empresa de consultoria especializada em varejo, marketing e distribuio, promover o evento Ps-NRF em quatro capitais brasileiras. So Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, sediaro o encontro sobre a maior conveno de varejo do mundo. Na ocasio, Marcos Gouva e Alberto Serrentino, entre outros especialistas, faro uma sntese dos principais assuntos que movimentaram o evento. Entre as principais concluses da NRF 2010 est o fato de que a crise modificou completamente o comportamento dos consumidores, que deixam o impulso de lado e comeam a realizar suas comprar mais racionalmente. No existe mais aquele consumo desenfreado e inconsequente, explica Serrentino. E isso obriga as empresas a repensar suas estratgias sobre como atrair e manter consumidores. Um dos destaques vai para o crescimento do varejo online, impulsionado, em parte, pela saturao de lojas no mercado americano depois de quase uma dcada de fartura. Para Serrentino, est claro que no haver lugar para todos, e que os sobreviventes sero aquelas empresas que apresentarem as melhores propostas e forem mais eficazes. Outro tema que voltou s rodas de discusso, assim como no ano anterior, foi o da empresa voltada ao cliente (customer centricity), ou seja, a necessidade do aprofundamento no o conhecimento de compradores e consumidores, entendendo os atributos mais valorizados. Em outras palavras, o perodo de back to the basics, onde no h espao para grandes inovaes, e sim, para o aperfeioamento do que j se faz para o consumidor, para faz-lo ainda melhor. Hoje, no mercado americano, mais vale ser consistente do que inovador. Execuo fundamental. Marcos Gouva, diretor-geral da GS&MD - Gouva de Souza, lembra que o um aspecto muito importante dessa mudana que o foco estratgico vem crescentemente migrando para o consumidor. O mercado americano, pelo menos nos discursos dos executivos, est mais preocupado com o atendimento ao cliente, apesar de ainda no enxergarmos isso no dia a dia de Nova York. Mesmo assim, o simples discurso de que preciso ter foco no consumidor, e no em processos ou tecnologia, quase uma revoluo, pois nunca tnhamos ouvido tanta nfase nesse ponto, comenta Gouva. Em um mercado em que preo virou commodity, a oportunidade de diferenciao est nas pessoas, finaliza. ANOTE EM SUA AGENDA: Ps-NRF GS&MD- Gouva de Souza: 02/02 So Paulo, no Hotel Renaissance, na Al. Santos, 2233; 03/02 Rio de Janeiro, No Hotel Sofitel, na Av. Atlntica, 4240, Copacabana; 04/02 Belo Horizonte, no Hotel Mercure Belo Horizonte Lourdes, na Av.do Contorno, 7315; 10/02 Porto Alegre, na Federasul, no Largo Visconde de Cair, 17, 7 andar, Palcio do Comrcio. Horrio: das 8h30 s 12h20 Informaes: (11) 3405-6666 ou eventos@gsmd.com.br Sobre a GS&MD - Gouva de Souza A GS&MD - Gouva de Souza atua desde 1989 como empresa de consultoria e servios voltados a varejo, marketing e distribuio. As metodologias integram inteligncia de mercado, informao, estratgia e gesto, visando ao incremento de resultados. Os mercados de atuao so varejo (alimentos e no-alimentos), atacado, distribuidores, indstria de bens de consumo, servios e shopping centers. A GS&MD - Gouva de Souza desenvolveu parcerias com empresas de pesquisa e consultoria de varejo nos Estados Unidos, Europa e sia e ainda integra o Ebeltoft Group, consrcio de empresas especializadas em consultoria de varejo que implanta mudanas de paradigmas para negcios de varejo e servios em vrios pases. Informaes para Imprensa: DFREIRE Comunicao e Negcios Tel.: (11) 5505-8922 Debora Freire e equipe debora@dfreire.com.br
Gs&md;- Gouva De Souza Traz O Melhor Da Nrf Para O Brasil Com Evento Em Quatro Capitais Brasileiras